Sobre mim

Fundador e coordenador da Pedro Coutinho Clínica, que integra mais de 20 profissionais nas áreas da psicologia clínica, psiquiatria, medicina geral e familiar, entre outras.

Psicólogo Clínico e da Saúde pela Universidade Católica Portuguesa, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e especializado em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais no adulto.

Realizo consultas de psicologia em adultos nas modalidades presencial e online há vários anos. Desde que iniciei a minha prática clínica já acompanhei centenas de pessoas e graças à modalidade online já cheguei a mais de 20 países em 4 continentes.

Além da intervenção psicológica individual, também já realizei intervenções em grupo, workshops, palestras, simpósios e entrevistas sobre Ansiedade e outros temas relacionados com a Saúde Mental.

A ansiedade e a depressão são as áreas que mais me
apaixonam, apesar ter formação e de intervir em outras áreas da Psicologia.

A ansiedade e a depressão são as áreas que mais me apaixonam, apesar ter formação e de intervir em outras áreas da Psicologia.

A minha paixão
pela Psicologia

A minha paixão
pela Psicologia

Ser psicólogo permite-me ajudar pessoas em momentos desafiantes e difíceis das suas vidas.

Ser o seu porto de abrigo. Estabelecer relações terapêuticas livres de julgamentos. Criar espaços de aprendizagem mútua (sim, porque eu também aprendo muito com as pessoas que acompanho). Potenciar a sua melhor versão, trabalhar o autoconhecimento. Prevenir, identificar e tratar doenças que impactam verdadeiramente o seu dia-a-dia. Promover mudanças que acrescentem valor, sentido e felicidade às suas vidas.

Criar um espaço com gargalhadas, choro, reflexões, decisões, conquistas, felicitações, … um espaço onde as pessoas possam ganhar asas e voar. Acho que não restam dúvidas, porque escolhi ser psicólogo clínico.

A NOSSA
CASA DIGITAL

Sou o maior fã de Harry Potter e de ansiolíticos naturais, mas não era de todo fã de redes sociais. No entanto, queria muito falar sobre saúde mental e ansiedade: sem filtros, de forma simples e descomplicada, ajudar quem está desse lado a dar nome ao que sente, a sentir-se menos sozinho, a procurar ajuda. A par disso, ainda há um grande estigma em torno das doenças mentais e queria muito combater a desvalorização, o “Isso são coisas da tua cabeça”, o “Tem calma” ou o “É só uma desculpa”!

Criei o instagram @pedrocoutinhopsicologo no final de 2020 e jamais imaginei ter mais de 70 mil pessoas na nossa casa digital. Sou eternamente grato a todos os que me acompanham, me escrevem, me mimam, me desafiam a sair da minha zona de conforto e a correr todos os dias atrás dos meus sonhos.

A NOSSA
CASA DIGITAL

Não era fã de redes sociais. Não estava confortável com a ideia de me expor ou de usar as redes sociais como ferramenta de trabalho. Mas queria muito falar sobre saúde mental: sem filtros, de forma simples e descomplicada, ajudar quem está desse lado a dar nome ao que sente e a sentir-se menos sozinho/a. A par disso, ainda há um grande estigma em torno das doenças mentais pelo que seria também uma forma de o combater.

Criei o instagram @pedrocoutinhopsicologo no final de 2020 e jamais imaginei ter tantas pessoas na nossa casa digital. Sou eternamente grato a todos os que me acompanham, me desafiam a sair da minha zona de conforto e a correr todos os dias atrás dos meus sonhos.

Presença nos media, eventos e palestras

“Naturalmente está a acontecer dentro
da tua cabeça, mas por que é que isso
significa que não é real?”

Albus Dumbledore

“Naturalmente está a acontecer dentro da tua cabeça, mas por que é que isso significa que não é real?”

Albus Dumbledore