SAÚDE MENTAL SEM FILTROS
O blog Saúde Mental Sem Filtros foi criado para falarmos de saúde mental de forma simples, descomplicada e ainda mais próxima. Aqui o Dr. Pedro e a sua equipa falam de temas que fazem parte da vida de todos nós: da ansiedade à depressão, das relações ao equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, sempre com base científica mas numa linguagem que todos compreendem.
Estudar longe de casa, nem sempre é fácil. No início predomina a curiosidade, a independência e a sensação de liberdade! Mas esses sentimentos podem rapidamente dar lugar à insegurança, à ansiedade, à saudade e à solidão.
Palpitações, aperto no peito e batimentos acelerados podem parecer sinais de enfarte, mas muitas vezes são sintomas da ansiedade no coração. Entende o que acontece e aprende o que fazer para te acalmares.
Receber um diagnóstico de cancro muda tudo. É como se, de um momento para o outro, o chão desaparecesse e nada voltasse a ser como antes. O mundo à tua volta continua a girar, mas tu ficas parado no tempo, entre exames, tratamentos e um turbilhão de emoções.
Ao longo da vida, todos nós passamos por situações de perda. E, com elas, chegará inevitavelmente o luto.
Quantas vezes já disseste a ti próprio/a:
“Estou ansioso que cheguem as férias para descansar. Estou mesmo a precisar… sinto-me exausto/a.”
Mas depois as férias chegam… e quando voltas, o cansaço continua. Por vezes até parece maior. E até dás por ti a pensar: “Precisava de férias outra vez.”
O final do verão é, para muitas pessoas, sinónimo de despedidas. Pais que ficam quando os filhos partem para estudar, famílias separadas pelo trabalho, pessoas que emigram à procura de novas oportunidades ou experiências, que decidem recomeçar a vida noutro local.
Antes mais quero que saibam que este sofrimento pode ser tão intenso (ou até superior) como quando temos alguém próximo doente ou perdemos alguém. Quem ama verdadeiramente os seus animais sabe: eles são parte da família.
A ansiedade normal é uma resposta emocional saudável e adaptativa até certo ponto e que todos já experienciamos. Sim, não há uma única pessoa no mundo que nunca tenha experienciado algum grau de ansiedade ao longo da vida.