Como lidar com a ansiedade, solidão e a tristeza no Natal

Quando pensamos no Natal, surgem-nos rapidamente imagens mentais de luzes que enchem as ruas, decorações e enfeites cobertos de brilho e presentes cuidadosamente embrulhados criando um cenário mágico à volta desta quadra natalícia. Emoções como o entusiasmo e a alegria surgem à medida que ficamos expectantes com o reencontro com a família e amigos, numa mesa sem fim, coberta de todas as iguarias a que já estamos habituados: as rabanadas, o bolo rei, as filhoses, o bacalhau, entre muitas outras.

Mas a experiência do Natal não é igual em todos os lares. É comum também a ansiedade, a saudade, a solidão e a tristeza no Natal estarem presentes. Por um lado, para quem vive longe da família, quem perdeu alguém importante, quem atravessa um período difícil ou de grande instabilidade ou simplesmente quem está sozinho ou não vive o Natal com as tradições que o caracterizam. Por outro lado, quem já luta contra estes sentimentos há algum tempo, pode sentir que esta época é mais um gatilho que vem intensificar a forma como se sente.

Apesar do seu surgimento ser pouco claro, o termo Christmas Blues (ou tristeza natalícia) surgiu para descrever um conjunto de respostas emocionais comuns como a tristeza, ansiedade, solidão ou nostalgia, que tendem a surgir durante esta quadra festiva. Embora este sentimento seja algo habitualmente temporário e passageiro, pode ser bastante difícil de lidar e trazer um grande sofrimento. Adicionalmente, os anúncios e propagandas tendem a apresentar um Natal ideal, amplificando uma imagem de felicidade coletiva em que tudo parece perfeito e que, aliado ao facto de vivermos, cada vez mais, nas redes sociais, faz com que surjam facilmente comparações com os outros, o que pode desencadear o sentimento de frustração, desânimo e a sensação de vazio.

Lembra-te que é válido sentires-te assim e que, reconhecer estas emoções difíceis e permitir-te senti-las é o primeiro passo para saber como as gerir. Se reconheceste estes sentimentos de maior tristeza, ansiedade ou solidão associados a esta época natalícia, trazemos-te aqui alguns gestos simples que poderão ajudar-te a vivenciar esta época de forma mais leve e tranquila:

  • Aproxima-te de família, amigos ou de alguém que sentes que podes confiar: partilha o que sentes com um familiar, um amigo ou alguém significativo para ti e em quem confies. Expressar aquilo que estamos a sentir não só alivia emoções mais desagradáveis como fortalece as relações que nos são importantes.
  • Participa em iniciativas solidárias: ajudar os outros com gestos de carinho, cuidado e bondade pode trazer uma maior sensação de propósito e de pertença, diminuindo a sensação de isolamento. O estar presente nesta altura do ano pode parecer um ato egoísta mas é precisamente nesta época que as pessoas mais se sentem sós.
  • Evita passar demasiado tempo nas redes sociais: recorda-te que aquilo que vemos online é apenas uma pequena fatia da vida daqueles que nos rodeiam. Procura estar mais presente no aqui e no agora, no momento que estás a viver.
  • Valoriza as pequenas (grandes) coisas: expressar gratidão não apaga a tristeza, ansiedade ou solidão que possamos estar a sentir mas traz clareza e permite espaço de reflexão acerca das simples e pequenas coisas importantes no nosso dia-a-dia. Experimenta escrever uma carta a ti mesmo acerca das coisas pelas quais és grato(a). 
  • Cria novas tradições: a ideia de que o Natal tem de ser uma celebração grandiosa acarreta consigo elevadas expectativas sociais e culturais. Permite-te fazer aquilo que para ti faz mais sentido, encontra as tuas próprias tradições e permite-te viver um Natal com significado para ti.

Lembra-te que não precisas de aplicar tudo, mas aplicar algumas destas estratégias podo ser o suficiente para viveres esta época de forma mais plena, com sentido e menos ansiedade e tristeza.

Com carinho,

Psicóloga Ana Pereira





Recebe o diário dos sucessos
dos clientes do Pedro