As férias acabaram… mas o cansaço continua. O que posso (e devo) fazer?

Quantas vezes já disseste a ti próprio/a:
“Estou ansioso que cheguem as férias para descansar. Estou mesmo a precisar… sinto-me exausto/a.”

Mas depois as férias chegam… e quando voltas, o cansaço continua. Por vezes até parece maior. E até dás por ti a pensar: “Precisava de férias outra vez.”

Se isto já te aconteceu, não estás sozinho/a. E há várias razões para isso acontecer.

 

1) As férias ajudam, mas não resolvem tudo

As férias são importantes para abrandar o ritmo, quebrar a rotina e viver momentos diferentes. Mas não são, por si só, um “tratamento” para o cansaço intenso ou que já se acumula há muito tempo.

Isto é especialmente verdade se vives situações como:

  • Burnout: quando já estás em exaustão, as férias podem trazer algum alívio, mas na maioria das vezes não são suficientes para recuperares. Podes até sentir-te ainda mais cansado/a, porque o corpo e a mente aproveitaram para “desligar”.
  • Ansiedade: o descanso pode diminuir os níveis de ansiedade, mas não a faz desaparecer. Algumas pessoas até sentem a ansiedade aumentar durante as férias, porque a mente abranda e há espaço para que as preocupações e medos se tornem mais presentes.
  • Pressão constante ou excesso de responsabilidades no trabalho: meses a viver sob stress não se resolvem com uma ou duas semanas de pausa, pois quando regressas, regressa tudo de novo. E muitas vezes a ansiedade surge ainda durante as férias só de pensar no fim das mesmas ou no regresso ao trabalho.
  • Rotina diária muito exigente: nem sempre é burnout ou ansiedade, às vezes é simplesmente a vida familiar ou pessoal que não permite que descanses realmente. Quem tem filhos pequenos, horários exigentes ou falta uma rede de apoio pode sentir-se facilmente esgotado no dia a dia.
  • Ou simplesmente porque não conseguiste descansar durante as férias: nem sempre férias são sinónimo de pausa. Viagens cansativas, horários trocados, jet lag, férias com crianças ou cheias de atividades podem fazer-te regressar ainda mais cansado/a.

 

2) O que faz realmente a diferença:

Mais importante do que esperar que as férias resolvam tudo, é olhar para aquilo que fazes ao longo de todo o ano.
O teu bem-estar constrói-se diariamente, não apenas quando fazes uma pausa prolongada.

Algumas estratégias que podem ajudar-te:

  • Pausas semanais: pequenos momentos de descanso e prazer ao longo da semana podem ser mais eficazes do que esperar um ano inteiro pelas férias.
  • Rotinas de sono: manter horários regulares e dar prioridade ao descanso.
  • Exercício/atividade física: mexeres-te de forma regular, nem que sejam caminhadas, ajudam muito a reduzir o stress e a ansiedade.
  • Alimentação equilibrada: o que comes afeta diretamente a tua energia e o teu humor.
  • Limites saudáveis: aprender a dizer “não” é essencial para não acumulares mais responsabilidades do que consegues gerir.

 

3) Quando sentes que estes hábitos não são suficientes…

Se mesmo com férias e pequenas mudanças no dia a dia, continuas a sentir-te sempre cansado/a, sem energia ou sem motivação, isso pode ser sinal de que precisas de apoio psicológico (ou mesmo médico).

A terapia é fundamental para compreenderes o que está por detrás desse cansaço, aprenderes a lidar melhor com a ansiedade, a gerir o stress ou a ajudar-te a recuperar de um burnout.

Setembro é o mês em que muitas pessoas voltam à rotina e definem novos objetivos.
E que tal aproveitares este momento para recomeçar a cuidar de ti?
E lembra-te: a nossa equipa está aqui para te ajudar, se precisares.

Com carinho,
Pedro